Maria Meijide na Arte Periférica: “Do amor e outras desordens”

Esta é para os investidores em arte. Até ao dia 29 de Março, na galeria Arte Periférica, no Centro Cultural de Belém, poderão visitar uma magnífica exposição de pintura, da artista espanhola Maria Meijide, uma amiga do Lisboando. A Maria é uma jovem galaico-portuguesa (como ela se define) que se instalou em Lisboa há alguns anos.

A exposição, que permanece aberta (sem interrupção) todos os dias das 10:00 às 20:00, mostra uma série de pinturas figurativas, bastante realistas, com uma temática que decorre em torno ao interior de uma casa mais ou menos desalinhada… em desordem: a cozinha suja, o sofá derrubado, a casa de banho, as prateleiras transbordando de livros, ou inclusive as entranhas de um frigorífico, tudo é parte de um grupo por volta de vinte
peças, em diferentes formatos. Há vários quadros a óleo (uns de tamanho considerável!) e também aguarelas sobre papel em tamanhos mais reduzidos.

Falando com a autora em relação a esta temática quotidiana, soubemos que ela mora onde trabalha, e vice-versa. O seu atelier é a sua casa, de modo que ambas as esferas – a da vida íntima e a da laboral – misturam-se e sobrepõem-se, o que “ocasiona um grande caos a nível pessoal” – afirma – “e talvez a nível pictórico também. No entanto, quem diz que a desordem não é inspiradora?

Então, querido público (fiel, circunstancial ou de outra índole!), não percam esta exposição, onde verão pintura de qualidade e honesta, afastada das luzes do espectáculo e do discurso vazio que muitas vezes povoa as exposições institucionais. Uma pintura virada para ao interior, sincera e de bom fazer, como já não é costume nos espaços contemporâneos!

Um último ponto, informação a pedido da artista: entre toda esta pintura da cozinha, da casa de banho ou do quarto, aparece também a cama, com as suas inevitáveis alusões a esfera da erótica, neste caso uma erótica descontraída e simpática, talvez pouco tradicional: do amor e outras desordens!

Venham espreitar!

VER MAIS EXPERIÊNCIAS