Praias de Lisboa

Share
Praias de Lisboa. Foto: praia do Guincho por Reino Baptista - Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)
A Praia do Guincho.
Foto: Reino Baptista – Wikimedia Commons (CC BY-SA 4.0)

Embora o concelho de Lisboa não tenha praias, o mesmo não se pode dizer do distrito (a não ser que vá ao banho no Cais das Colunas!). As praias da linha de Cascais e de Sintra, umas mais acessíveis que outras, são ideais tanto para famílias como para praticantes de desportos aquáticos como o surf, bodyboard e windsurf. A grande maioria destas praias também está dotada de infra-estruturas como cafés, balneários, estacionamento, etc. O mesmo se aplica às principais praias da Costa da Caparica e Setúbal. Outras zonas, como os grandes areais de Tróia e Comporta, são um pouco mais “abandonadas” (se procura praias mais desertas e calmas, estas são para si).

Praias de Lisboa e arredores: indicações

Regra geral, para as praias da margem sul (e a norte do Guincho) convém ter um carro próprio, ou alugar um. No entanto, pode chegar-se a algumas das outras praias utilizando o transporte público. Deixamos algumas dicas abaixo.

Como chegar às praias de Cascais

No caso das praias da linha de Cascais, é bastante fácil. Basta dirigir-se à estação de comboios do Cais do Sodré (linha verde do metro) e apanhar qualquer comboio que pare em Oeiras, Santo Amaro, Carcavelos, ou qualquer outra estação próxima da praia que quer visitar. A vila de Cascais, onde estão duas das praias da linha, é a última estação da linha férrea.

Como chegar à Costa da Caparica

Costa da Caparica. Foto: Olatz Artola - Flickr (CC BY-SA 2.0)
Costa da Caparica.
Foto: Olatz Artola – Flickr (CC BY-SA 2.0).

Um extenso areal com quilómetros de costa, a Costa da Caparica é um dos destinos obrigatórios dos banhistas durante o Verão. Está dividida em várias praias menores, embora todas adjacentes (veja no mapa principal no fim desta página).

Pode chegar à zona norte da Costa da Caparica de autocarro. Qualquer dos percursos dos autocarros seguintes poderá demorar, em média, entre 40 minutos e 1 hora.

  • Autocarro 153 – Transportes Sul do Tejo (TST);
  • Autocarro 161 – Transportes Sul do Tejo (TST);
    • Passa pela Praça do Areeiro (acessível com a linha verde do metro, estação “Areeiro”), na Avenida João XXI (idem, estação de metro “Roma”) ou, da mesma forma que o 153, na paragem junto à ETAR da Avenida de Ceuta (em Alcântara);

Loading
Center map
Traffic
Bicycling
Transit

Como chegar à Serra da Arrábida

Portinho da Arrábida (Setúbal). Foto: F Nando - Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)
Foto (cropped): F Nando – Wikimedia Commons (CC BY-SA 3.0)

Para conhecer a Serra da Arrábida em geral, e sobretudo se não tem carro e não vai alugar um, pode contratar uma tour como esta. No entanto, se quiser ir passar um dia numa das praias da zona, como o Portinho por exemplo, sem um carro torna-se bastante complicado. Um táxi está, em princípio, fora de questão (a não ser que queira gastar muito dinheiro), a não ser que prefira utilizar a Uber.

Como chegar a Setúbal

Fertagus LisboaA viagem de Lisboa a Setúbal faz-se bem de comboio com a Fertagus. Pode apanhar o comboio tanto na estação Roma-Areeiro como na estação de Sete Rios. Para simular a duração de percurso ou tarifário, utilize o simulador da Fertagus.

Um bilhete simples (ida) custa 4,35€ e a viagem dura aproximadamente 1 hora.

Outros links úteis

Algumas escolas de Surf em Lisboa

Para ver uma lista completa de escolas de surf federadas, visite a página da Federação Portuguesa de Surf (SurfingPortugal.com).

Mapa de praias dos distritos de Lisboa e Setúbal

Veja aqui um mapa com algumas das praias mais importantes de Lisboa e o seu distrito limítrofe a sul (esperamos adicionar ainda mais no futuro!). Nota: os marcadores/ícones azuis (figura humana) indicam zonas autorizadas ao Naturismo.

Notas

  • Segurança. Embora as praias principais (Guincho, linha de Cascais, algumas da Costa da Caparica, como a da Rainha, etc.) estejam dotadas dos serviços necessários aos visitantes, outras indicadas neste artigo não possuem qualquer vigilância e/ou infra-estruturas. Várias são também de difícil acesso (inclusivamente a pé) e, em casos como os da Costa da Caparica, onde a erosão da costa poderá obrigar eventualmente a impedimentos ao acesso, o acesso a alguma(s) praia(s) poderá estar interdito. Por estes motivos recomendamos que se informe devidamente junto das entidades competentes (Câmaras Municipais ou outros) antes da sua visita.
  • Praias Naturistas. Para informação mais exacta sobre a legislação e o Naturismo em Portugal, recomendamos o portal da Federação Portuguesa de Naturismo.

Informação incorrecta? Contacte-nos.

Share

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS