Feira da Ladra

Share

Feira da Ladra Lisboa

Localização • Horário • Pontos de interesse • Vender na Feira da Ladra

A Feira da Ladra é um mercado de rua popular onde se vendem alguns objectos novos (azulejos e outro artesanato) e usados (a grande maioria), que incluem antiguidades/velharias.

Tal como os famosos mercados de Londres e Paris (Portobello e Marché aux Puces, por exemplo), esta feira de Lisboa oferece toda uma panóplia de artigos novos e usados, desde máquinas fotográficas antigas a móveis usados, fatos e gravatas,relógios de bolso, discos de vinil (se quiser continuar a “caça do vinil” desça até Santa Apolónia e visite a FLUR), etc.

Vende-se mesmo de tudo, de muita utilidade ou não (por exemplo, uma pega de porta de frigorífico ou uma peruca usada). Seja como for, bem regateado, aqui poderá encontrar vários souvenirs originais.

O Campo de Santa Clara é um bom lugar para passear, ler um livro (no Jardim Botto Machado), tomar um café (há muitos sítios, quase todos com esplanada, destacando-se o quiosque Clara Clara) ou simplesmente ver as pessoas a passar.

A feira nasceu no século XIII e passou por vários lugares da cidade (o Castelo, Praça da Alegria, entre outros) até ao ano de 1882, quando se fixou no Campo de Santa Clara e passando a realizar-se nessa zona de S. Vicente, entre o Panteão Nacional (Igreja de Santa Engrácia) e a Igreja de São Vicente de Fora.

Abaixo partilhamos informação útil como a localização e horário da Feira da Ladra, e também os pontos de interesse em redor.

Panteão Nacional Lisboa e Feira da Ladra
O Panteão Nacional visto de uma das zonas da Feira da Ladra.

Localização

A Feira da Ladra não tem uma morada específica, realizando-se no Campo de Santa Clara, perto do Panteão Nacional e da Igreja de São Vicente de Fora. Veja no mapa:

Horário da Feira da Ladra

A feira ocorre às terças-feiras e sábados sem um horário fixo… depende mais do clima desse dia:

  • No Verão (com melhor tempo), é bastante provável que às 6h da manhã veja feirantes já instalados. Nestes dias, a Feira da Ladra termina, em geral, pelas 17h/18h (embora ainda se veja gente a vender, já está bastante vazia);
  • No Inverno (em geral, se chover e/ou estiver muito vento) o horário é mais reduzido sobretudo porque a Feira é ao ar livre e consequentemente é muito mais difícil estar ali horas a fio a vender..! Ou seja, tanto pode começar às 6h/7h da manhã para acabar às 14h, como estender-se um pouco mais.

Pontos de interesse

Há várias coisas para fazer no Campo de Santa Clara e aqui recomendamos-lhe vários pontos de interesse em redor da Feira da Ladra: onde comer ou tomar café, monumentos e outras atracções próximas, etc.

O Campo de Santa Clara está também muito perto do encantador bairro histórico da Graça. Suba a pé pela Rua da Verónica ou, se estiver mais perto da Igreja de S. Vicente, pela Rua da Voz do Operário. A Graça é como se fosse uma pequena aldeia dentro da cidade e com uma vida própria.

Os principais pontos de interesse na Graça são o miradouro homónimo (há um café-quiosque onde pode fazer uma pausa) e o da Senhora do Monte, a Vila Berta, o Bairro Estrela D’Ouro e até o edifício do supermercado Pingo Doce, pelo seu valor arquitectónico e cultural (em tempos foi o famoso Royal Cine). E se quiser ouvir um fado enquanto come qualquer coisa, passe pela Tasca do Jaime.

Vender na Feira da Ladra

Vender em feiras é um acto abrangido pela legislação portuguesa. Não é muito complicado obter licença mas também não podemos afirmar que é simples… se quer saber como vender na Feira da Ladra, clique aqui.

Share

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS