Festas de Lisboa 2012

As festas de Lisboa estão a começar, e cheias de energia! Parece que alguém gritou “vamos esquecer a crise, coloquemos os problemas do dia-a-dia para trás das costas, e vamos gozar o Verão”.

Para aqueles que desconhecem, as festas de Lisboa são constituídas por diversas actividades culturais que se desenrolam um pouco por toda a cidade. Estas festas iniciam a 31 de Maio e terminam a 13 de Junho, dia de Santo António, o Santo Padroeiro da cidade. Ao longo dos últimos anos estas festas têm vindo a crescer e devido à sua popularidade são festejadas mesmo para além do dia 13 de Junho, chegando a atingir o fim do Verão.

Este ano as actividades vão ser diversas, já no primeiro dia (31 de Maio) as festas irão iniciar com um espetáculo de abertura de teatro de rua criado pela companhia teatral Titanick Theatre os Firebirds y Lusitango.

No dia seguinte (1 de Junho) iniciam-se os bailes e arraiais. Estes são organizados em todas as localidades da cidade, as ruas são decoradas com fitas e balões coloridos, a música popular ouve-se por toda a parte, as pessoas vão-se juntando e dançando até se criar um enorme grupo de baile. Organizam-se refeições nas portas das casas e restaurantes, onde não falta a tradicional sardinha assada, carnes e enchidos, e obviamente um bom vinho (para se acompanhar com broa, pão e/ou azeitonas). Isto é básico em qualquer mesa de arraial Lisboeta que se preze.

As festas deste ano contam com uma regata ao longo das margens do rio Tejo (regata EPAL), uma área específica destinada ao Fado, concertos de guitarra portuguesa e o festejo dos casamentos de Santo António (uma das atividades mais importantes e característica da cidade que encerra as festas a 13 de Junho), um festival das bandas de Lisboa, a edição de 2012 do OutJazz, entre outros eventos.

Esta época do ano é propícia a pôr um pouco de parte as aflições e as crises, e ter em conta aquilo que interessa: dançar, comer, beber e festejar. Apareçam e festejem com os lisboetas.

Programação completa aqui.

VER MAIS EXPERIÊNCIAS