Restaurantes, Alojamentos e Atrações: o que procuram os turistas em Lisboa

De acordo com os dados recolhidos através do nosso site lisboando.com em espanhol para o primeiro semestre de 2012, os turistas que visitam Lisboa pesquisam especialmente sobre restaurantes, o que visitar e o que fazer em Lisboa antes de se deslocarem a esta cidade. Relativamente a alojamentos, os turistas Espanhóis procuram economizar ao alugar apartamentos para uma estadia de curta duração.

estudo métricas Lisboando
Restaurantes em Lisboa

Com cerca de 37.5% de buscas, este dado reflete a importância que o turista dá à procura da culinária típica do país. As buscas mais utilizadas no lisboando.com referem-se a “o quê e onde comer”, tal como restaurantes onde comer e “cafés de Lisboa”, entre outros. A grande parte destas buscas tem como objetivo a planificação prévia da viagem, desde o país de origem.

Embora sejam casos pontuais, encontramos alguns exemplos onde turistas, que se encontram em determinados lugares específicos, procuram onde comer nesse sítio onde se encontram, seja ele uma localidade, um museu ou um monumento. Contudo, além da utilização de ferramentas de recomendação geolocalizadas como o foursquare ou ferramentas de realidade aumentada, a recomendação seria investir em conteúdo para blogs e outras fontes com autoridade para dar valor aos restaurantes e assim chamar a atenção do cliente antes da sua chegada.

Estudo métricas Alojamento en Lisboa
Alojamento

Dos utilizadores do nosso site, o alojamento demonstra um total de 13,9% das buscas. Desse total 49.5% procuram apartamentos, hotéis (38.6%) e pousadas (11.9%). Tendo em conta a conjuntura económica, o turista apercebeu-se de que é mais acessível recorrer a determinadas opções que em Lisboa são mais económicas, sendo desta forma favorecidos os apartamentos, onde o turista, se viaja em grupo, consegue obter um preço mais em conta.

O que ver e o que fazer

As buscas sobre o que fazer e o que ver em Lisboa atingem no nosso site uma percentagem elevada (38.9%). A maior parte da procura é centrada em lugares históricos da cidade para se visitar, bem como museus e monumentos. Contudo, verifica-se uma tendência das pessoas para procurarem ideias e atrações diferentes quando visitam a cidade. Buscas através de palavras originais tais como “coisas curiosas”, “coisas divertidas” e “diferente” são uma constante.

Nichos e lugares próximos (Sintra, Cascais, Óbidos, etc.)

Alguns nichos de mercado definidos pela nossa componente editorial tais como “viagens em família”, “viagens com animais de estimação”, “golf” ou buscas relativas a turistas LGBT somam um total de 4.8%. Os lugares
próximos de Lisboa como Sintra e Cascais detêm buscas na ordem dos 5.5%. Se bem que estas localidades atraem muitíssimos turistas tal não parece ser tido em conta pelos turistas, ou pelo menos, parece não existir uma planificação prévia definida.

Conclusões e Oportunidades

As oportunidades para restaurantes e atrações estão à vista. Com esta amostragem prova-se que existe uma tendência clara do turista em pesquisar previamente tudo antes de se deslocar ao destino turístico, provavelmente organizando a sua viagem em torno de todas estas atividades, pelo que a recomendação para quem detém negócios nesta área bem como para os operadores e guias turísticos, seria investir em ferramentas de recomendações nos seus mercados. Resumos, recomendações e convites a bloggers de forma a contar a sua experiência, podem ser importantes na hora de decidir sobre estas atividades e alojamentos “self-catering”.

A percentagem de buscas através de telemóvel não é depreciativa, por tal a recomendação está em começar a capitalizar, criar e otimizar conteúdos para o mercado móvel para que isso traga benefícios nos anos seguintes. A curto prazo a aposta deve ser seguir as recomendações através de terceiros.

Sobre este pequeno estudo:
Lisboando é um guia-blog de viagens dedicado a Lisboa e que tem como missão proporcionar informação atual e completa sobre a cidade. O estudo baseia-se nos temas mais recorrentes das nossas métricas durante os primeiros 6 meses do ano.

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