Restaurante Típico – Hotel Corinthia

My location
Get Directions

Como chegar: desde o centro Metro Jardim Zoológico (linha azul), autocarros (205 desde o Cais do Sodré, por exemplo)
Morada: Avenida Columbano Bordalo Pinheiro 105
Preço médio: 25 Euros
Página web: Link
Telefone: +351 21 723 63 63
Horário: de 2ª-feira a Domingo, das 12:30 às 15:30 e das 19:00 às 23:00

O Típico fica no Hotel Corinthia e é um espaço para um público diversificado: a aposta passa tanto pela cozinha de Autor (a cargo do Chef António Gomes) como pela mais tradicional.

É um espaço amplo, com capacidade para 120 pessoas e com uma decoração moderada mas moderna, salientando a tradição lusa. São bons exemplos disto o piso, semelhante à típica calçada portuguesa, e os painéis de azulejos nas paredes.

O restaurante dá a provar não só uma vasta selecção de tapas portuguesas como também sushi, sashimi, saladas frescas, entre outras especialidades. As sobremesas incluem queijos, gelados, fruta fresca laminada e doçaria.

Também se pode ir ao Típico durante o dia: há um buffet de almoço de 2ª a 6ª-feira. No menu “À la carte” encontramos uma fusão de cozinha mediterrânica e internacional com uma carta de vinhos seleccionada pelo Sommelier do restaurante.

A nossa experiência

Tivemos a oportunidade de visitar o Típico durante a primeira Restaurant Week de 2013, pelo que partilhamos as nossas impressões de seguida!

Antes de começar, no entanto, há que dizer que a atenção ao espaço é impecável. Apesar de poder parecer um lugar informal nas fotos, é visível o esforço em resgatar um espírito luso de autenticidade (evitando assim cair no padronizado mundo da restauração hoteleira) que corresponde na perfeição a um hotel de topo e merecedor de 5 estrelas.

Devido à época em que visitámos o Típico, decidimos provar o menu elaborado especificamente para a Restaurant Week.

Uma das entradas era simples mas muito bem confeccionada e marcou logo pontos: carpaccio de vitela com três texturas de parmesão. Nada atrás ficou o recheio de sapateira temperado com vinagre balsâmico, e servido ainda com uma selecção de alfaces e micro-ervas aromáticas. Delicioso!

Um dos pratos principais provado foi o filete de peixe-espada e banana braseados acamado num saboroso puré de cenoura (perfumado com cardamomo) e chips de batata doce. Um prato muito bem apresentado e original! A única coisa que teríamos a apontar é que talvez lhe faltasse um pouco de contraste, como um peixe de sabor mais intenso do que o peixe-espada, por exemplo. Não obstante, foi definitivamente uma escolha acertada. Vejam-no aqui:

A acompanhar os pratos optámos por um saboroso vinho branco (um Dão) recomendado pelo sommelier do restaurante. Um outro prato, que também nos surpreendeu, foram umas suculentas costeletas de borrego sobre puré de grão, com mille feuilles de legumes grelhados a acompanhar. O borrego é uma carne mais-do-que-típica na cozinha portuguesa e, como devem saber, de sabor muito intenso e que nem sempre agrada a todos os paladares. No entanto, esta carne não só era tenra como o seu sabor estava bem “controlado” pelo molho e legumes escolhidos.

Terminámos, claro está, com as sobremesas: não sabíamos muito bem o que escolher, se uma refrescante mousse de maçã verde com cristais de gelatina e molho de caramelo ou os morangos agridoces com creme de chocolate branco… então provámos as duas! Delicioso!

Foi sem dúvida uma ocasião especial conhecer este restaurante que nos surpreendeu muito pela positiva. Esqueçam o rótulo comum de “restaurante de hotel”, o Típico é um restaurante a visitar mesmo para os alfacinhas!

Fotos: site oficial Hotel Corinthia e Lisboando.com

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS