Centro Cultural de Belém (CCB)

My location
Get Directions

Como chegar: comboio (saída em Belém), autocarros e elétricos desde o Cais do Sodré
Morada: Praça do Império, Belém
Horário geral: aberto todos os dias excepto 25 Dezembro
Página web: http://www.ccb.pt/

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi construído para acolher a presidência portuguesa da União Europeia em 1992. Foi, logo de início, projetado para albergar espaços distintos e com objetivos específicos: um centro de exposições, um centro de reuniões e um centro de espectáculos. Tornou-se rapidamente um dos (ou mesmo “o”) espaço cultural mais importante da cidade (talvez apenas rivalizado pela Gulbenkian).

O CCB chegou a hospedar, durante algum tempo, as exposições do MUDE; hoje em dia, e embora haja regularmente uma enorme variedade de exposições a visitar, o centro de exposições alberga a Fundação de Arte Moderna e Contemporânea (Museu Coleção Berardo).

O centro situa-se majestosamente em frente à Praça do Império, em Belém; a sua arquitetura é minimalista e a construção cúbica, fazendo um contraste muito particular em frente ao Mosteiro dos Jerónimos. O objetivo da construção é para que o visitante – ao ir da Praça para o CCB – permaneça num percurso recto até chegar ao interior do complexo, mas sem sofrer um “ritual de passagem” frequente de uma transição contrastante de espaços. Por dentro existem praças, terraços ajardinados, um café-esplanada com uma vista fabulosa para o Tejo, restaurante, etc., tudo para fazer da visita (obrigatória!) uma excursão bem agradável. Ah… e os famosos pastéis de Belém estão ao virar da esquina!

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS