Sintra

Share

Visitar Sintra - como chegar e o que ver

Passeio de 1 dia completo em Sintra
Se tiver interesse em explorar Sintra de forma prática e cómoda, veja a visita guiada no fim desta página (inclui transporte + bilhete Palácio da Pena).

Secular fonte de inspiração para escritores (palco de parte da história de “Os Maias” de Eça de Queiroz), pintores, músicos, historiadores, viajantes e tantos outros, Sintra é um destino obrigatório sobretudo se vai passar mais de um dia em Lisboa.

Não foi em vão que a UNESCO a declarou Património da Humanidade em 1995 ao considerá-la um dos primeiros e mais importantes centros da arquitectura romântica europeia: há séculos que Sintra é considerada como um lugar místico por habitantes e visitantes, destacando-se lugares muito especiais como a Quinta da Regaleira e o Palácio de Seteais (hoje um hotel), por exemplo. Sintra é tão especial que vários realizadores de cinema internacionais a escolheram como cenário dos seus filmes, como por exemplo “A Nona Porta” de Roman Polanski, com Johnny Depp.

Em tempos um dos locais predilectos da realeza nacional, Sintra cedo se converteu num lugar de descanso. A temperatura é um pouco mais fria que em Lisboa, uma vez que está ao lado do Oceano Atlântico. Nalguns dias a serra é visitada pelo nevoeiro característico do oceano e torna-se um lugar mágico para ser percorrido.

O que ver em Sintra

Num dia de céu aberto vale muitíssimo a pena visitar a serra (sobretudo se descobrir como chegar à Peninha), pois verás com o imponente Atlântico com toda a clareza de pontos importantes como o Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros.

Vale a pena visitar o Palácio Nacional, uma propriedade com enormes chaminés, construído no século XIV por D. João I, onde este vivia com a sua mulher, Filipa de Lencastre. A sua sala hexagonal, Sala dos Brasões, está repleta de azulejos, enquanto os tectos estão pintados delicadamente com emblemas dos nobres da corte. Uma das partes mais antigas do palácio é o quarto da gralha, pintado com 136 espécies de pássaros, cada um carregando uma rosa e a expressão “Por Bem“.

Onde comer em Sintra? Não pode deixar de visitar a Piriquita, um café famoso pelas suas queijadas e travesseiros. Para quem prefira apenas fazer uma pausa, o Bar Estrada Velha serve cervejas, cafés, cachorros, hamburgers e outros petiscos (admite fumadores). Para almoçar, não há como o Culto da Tasca.

Passear em Sintra com crianças. Muito próximo do centro está o Museu do Brinquedo, pelo que se viaja com crianças, aproveite; tal como o Parque da Liberdade, uma pista de patinagem todas as idades. Leve-os depois a comer umas queijadas e só verá sorrisos!

Outro símbolo de Sintra é a magnífica Quinta da Regaleira, um lugar saído de um romance literário, meio místico, repleto de simbologia esotérica e com uma história muito particular (e os mais pequenos também vão adorar).

Como chegar a Sintra e quanto custa

Como ir de Lisboa a Sintra? É muito fácil. Se está alojado no centro de Lisboa, e a não ser que tenhas alugado um carro, a melhor forma de ir a Sintra desde Lisboa é de comboio (trem):

  • Dirija-se à Estação do Rossio (entre a praça homónima e a dos Restauradores) e suba até ao piso superior (há escadas automáticas);
  • A não ser que tenha um Lisboa Card, pode adquirir um Viva Viagem com a modalidade “Zapping” (consulte esta página de Transportes). Com o Zapping cada viagem custa 1.25€;
  • Embora o horário possa variar com a estação ou hora do dia, em geral a viagem de comboio até Sintra demora uns 30 minutos (é a última estação).

Sintra no mapa

Loading
Center map
Traffic
Bicycling
Transit

 

Praias de Sintra

No Verão as praias de Sintra enchem-se de gente, quer seja para apanhar sol, praticar surf, bodyboard, windsurf, etc., ou só para ir tomar um café a um dos bares de praia. As praias mais conhecidas são Praia das Maçãs, Magoito, Praia Grande, S. Julião e Adraga. Outras de interesse são a Praia da Ursa e as Azenhas do Mar.

Para ler sobre as praias de Lisboa em detalhe, veja este artigo.

Se pratica surf, bodyboard ou outro desporto de onda mas não conhece Lisboa e arredores, ou simplesmente quer ir com os amigos ou família a várias praias do distrito, recomendamos-lhe a Surf Bus, um serviço de transporte especializado em desportos de onda.

Visitar Sintra de forma prática e cómoda

 

Visite Sintra: passeio de 1 dia com transporte

Se não tem possibilidade, tempo ou paciência para alugar um carro ou ir de transportes públicos de Lisboa a Sintra, considere este passeio de 1 dia completo (8 horas, aprox.) que temos para si. Inclui transporte (ida e volta) + bilhete Palácio da Pena.

Share

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS