Santa Clara dos Cogumelos 4.14/5 (4)

À descoberta dos fungos mais deliciosos de Lisboa

Shitake à Bulhão Pato - Santa Clara dos Cogumelos - Lisboa

Share
Mercado de Santa Clara​, Campo de Santa Clara 7, 1º andar
Preço médio por pessoa: 20 - 25€
Horário: Sábado, 13:00 - 15:30. Terça a Sábado, 19:30 - 23:00.
Telefone: (+351) 218 870 661 / 913 043 302
Informação adicional:
  • Aceita reservas de grupos
  • Tem café, bar e/ou restaurante
Como chegar? De eléctrico 28, saindo na Igreja de São Vicente (ande uns 2 minutos), ou de autocarro 734, que pára mesmo à porta! O estacionamento muito fácil, desde que não seja dia de Feira (3ª ou Sábado).
Array

O Santa Clara dos Cogumelos é um restaurante micológico onde vai querer voltar assim que saborear o primeiro prato!

Este é um restaurante que se especializa e promove os cogumelos como provavelmente ainda não os conhece, oferecendo em simultâneo uma bela vista sobre o Tejo. Está situado numa zona mais calma de Lisboa, o Campo de Santa Clara (embora se torne bastante mais animado nos dias da Feira da Ladra).

O ambiente calmo e informal do restaurante é bastante agradável, havendo umas mesas com uma boa vista para o jardim e Tejo (nota: à 4ª-feira costuma haver música ao vivo). O staff é simpático e prestável, sendo ainda de notar a bela decoração, contextualizada em redor dos cogumelos, claro está.

A ementa é uma tentação: não há prato que não apele aos sentidos gustativos, sejam as entradas (destaque-se o delicioso paté de cogumelos da casa), os petiscos (como o “chèvre + chutney”), os pratos ou as sobremesas.

Recomendam-se os tortelloni giganti (feitos com farinha de alfarroba e que escondem um delicioso recheio de javali), banhados em molho de boletus e salvia, por exemplo; o Encarnação de Santa Clara (alcatra de novilho, molho de raiz de aipo, cogumelos salteados e vinho do Porto); e ainda o Shitake à Bulhão Pato (na foto principal).

Parte da ementa é sazonal, uma vez que depende dos cogumelos disponíveis em cada estação. Isto também torna as coisas mais interessantes, já que cada visita ao Santa Clara dos Cogumelos nos reservará sempre algum prato novo.

Se gosta de cogumelos, ou tem a mínima curiosidade sobre os mesmos, este é um restaurante cuja visita recomendamos vivamente, de modo a provar cogumelos cozinhados de diferentes formas, em pratos confeccionados com requinte e muito sabor.

Assim sendo, fica a nossa dica… bom apetite!

Fotos: página oficial e Facebook

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS