Surf em Lisboa

Com o Verão a chegar, e revendo a nossa secção das praias de Lisboa, constatámos duas coisas: 1) ainda não tínhamos tanta informação como queremos e 2), não disponibilizávamos nenhuma informação sobre surf.

Assim, pesquisámos um pouco para encontrar um surfista local e tentar conhecer a sua experiência de forma a partilhar com os nossos leitores. Conhecemos o João Morais, que além de praticante de surf é músico e arquitecto. O foco das nossas questões incidiu mais sobre uma perspectiva do turista que venha em busca de algumas das melhores ondas do continente. Não é em vão que Portugal é local habitual de passagem dos circuitos mundiais da modalidade (e de outras paralelas).

Se queres saber mais sobre Surf em Lisboa e arredores, então esta entrevista é para ti.

João, há quanto tempo fazes surf?
Há já 8 anos.

Quais são as melhores praias de Lisboa e arredores para surfar?
Na zona de Lisboa há praias excelentes para praticar este desporto. No entanto, depende muito do que queres fazer e da altura do ano em que queres fazê-lo. No meu caso, como gosto muito de longboard frequento as praias da Costa da Caparica até à Lagoa de Albufeira, tal como algumas na zona de Sintra. De qualquer forma, para mim as melhores praias estão na Ponta de Sagres, a 250 km de Lisboa.

As capitais do surf aqui são a Praia Grande, Carcavelos, Super Tubos e Baleal (Peniche), Foz do Arelho, Ericeira, Fonte da Telha e Cova do Vapor.

Qual é a melhor época para surfar?
Sem dúvida as luas novas da Primavera (Março), de Verão (Agosto) e de Outono (Setembro/Outubro) são obrigatórias. No entanto, é no Inverno que chegam as melhores ondas de todas!

Quais são as vantagens de Portugal no que respeita à prática de Surf?
Dentro das vantagens tenho de dizer que a quantidade de praias face às poucas pessoas são um ponto positivo, tal como a fácil acessibilidade com um carro. O clima é bom e a água não é muito fria. Há ondas suaves para o longboard e ondas rápidas para 6.0, ondas mais profundas para os que praticam bodysurf, ondas “envelope” para os dias sem vento, reef points e outros, ondas de areia e ondas de rio. O vento, em geral, também ajuda bastante.

Sugestões para quem venha surfar em Portugal?
Tragam a vossa prancha, um Long e vão até à Costa Vicentina. Haverá certamente uma praia com as ondas que procuram, boa comida e muito sol!

Obrigado, João!

Foto: Carla Tomé

Mapa com as praias recomendadas por João Morais:


Ver Lisboando: mapa praias de Surf num mapa maior

VER MAIS EXPERIÊNCIAS