Museu Nacional do Azulejo

My location
Get Directions
Morada: Rua da Madre de Deus 4
Horário: 3ª das 14:00 às 18:00, de 4ª a Domingo das 10:00 às 18:00; encerra à 2ª, Natal, Ano Novo e 1º de Maio
Preço: grátis para jovens até 14 anos, 4 Euros para adultos. Nos Domingos e feriados é grátis até às 14:00. Grátis para utilizadores do Lisboa Card

Este riquíssimo museu (fundado em 1980) narra a história de Lisboa através de azulejos, uma componente essencial da arquitetura e decoração de Portugal. Expondo azulejos que datam do século XV até aos nossos dias, poderás ver exemplares do Barroco, passando pelo Modernismo até aos últimos anos.

O museu faz parte do Convento Madre de Deus (mandado construir em 1509). O terramoto de 1755 destruiu grande parte da estrutura original do Convento. O que presenciamos hoje em dia é o resultado de várias obras de restauro e conservação desde a catástrofe. As paredes do Museu brindam naturalmente as técnicas utilizadas ao longo dos séculos, salientando-se sempre o detalhe de peças tão tipicamente portuguesas.

Uma recomendação importante do Lisboando para visitantes: NÃO COMPREM AZULEJOS ANTIGOS pela cidade (em antiquários, feiras, etc.), uma vez que é muito provável que tenham sido pilhados de construções antigas, estando assim a estimular a destruição das mesmas. Comprar azulejos obtidos de forma ilegal é fomentar o vandalismo na cidade.

Se queres descontos nesta e outras atracções, além de viajar GRATUITAMENTE nos transportes públicos de Lisboa (metro, rodoviários, etc.), adquire um Lisboa Card. Evita multidões e compra online.

Foto: Carolina Ruy

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS