Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

My location
Get Directions

Como chegar: elétrico, autocarros (28, 714, 727, 751) ou comboio até Belém desde o Cais do Sodré
Morada: Praça do Império, Belém
Horário: Outubro-Abril das 10:00 às 17:00; Maio-Setembro das 10:00 às 18:00; encerra à 2ª-feira (e nos dias 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro)
Preços:
7 Euros para adultos (livre com o Lisboa Card); para crianças até 14 anos é grátis
Entrada na Igreja: gratuita

O notável Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa é um dos monumentos mais apelativos e imponentes da cidade. A sua construção teve início em 1502 sob as ordens do rei D. Manuel I.

Quando o Mosteiro hospedava os monges da Ordem de S. Jerónimo, a ideia era ter um espaço de tranquilidade onde suas orações pudessem ser dirigidas tanto ao êxito dos descobridores nas suas largas temporadas no mar como às políticas dos reis.

Anexa ao monumento encontra-se a Igreja, que também é a casa dos restos mortais de distintas figuras lusas, como Vasco da Gama (famoso navegante), Luiz de Camões (grande poeta português, escritor de “Os Lusíadas”) e figuras da realeza, como os reis D. Manuel e D. Sebastião, o Cardeal-Rei D. Henrique, entre outros.

A arquitetura do lugar tem – como a maioria dos monumentos clássicos representativos de Lisboa –  motivos ligados com o árduo mundo da navegação marítima e o mar em geral, em diversas expressões. Diz-se que é o monumento mais manuelino (o nome do estilo deriva do respectivo rei) da cidade. Poderão ver diferentes quartos que deram vida a uma época histórica importantíssima para Portugal, o refeitório dos monges (uma grandiosa sala para saciar a imaginação dos mais curiosos), um claustro banhado pelo sol e pelo céu azul de Lisboa, os mármores (que no fundo dão uma vida enorme ao espaço), etc.

O Mosteiro está classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. Por vezes fazem-se recitais no interior do mesmo; se tiveres oportunidade de assistir a um concerto neste monumento, nem hesites: é uma viagem no tempo!

Se queres descontos nesta e outras atrações, tal como viajar GRATUITAMENTE nos transportes públicos de Lisboa (rodoviário, metro, carris) adquire um Lisboa Card. Evita multidões, compra online.

Foto: Alves Gaspar

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS