A Brasileira

Um café histórico de Lisboa

Este café foi inaugurado em 1905 por Adriano Telles com o objetivo de vender o verdadeiro café do Brasil (comercializando, na época, outros produtos, como azeite) e é um dos mais antigos da cidade. Considerado berço do Modernismo, está localizado no Chiado e é regularmente invadido por turistas, uma vez que se tornou célebre devido à estátua de Fernando Pessoa na esplanada. Quando o café abriu as portas era possível tomar uma bica grátis se se comprasse café em grão… aliás, diz-se que a bica nasceu neste lugar.

 

My location
Get Directions

Estação de metro mais próxima: Baixa-Chiado (saída pelo “Largo do Chiado”)
Morada: Rua Garrett, nº 120-122
Telefone: 213 469 541
Horário: das 08:00 às 02:00
WiFi: Não

Actualmente, os preços são um pouco elevados para o padrão lisboeta. Em qualquer caso, e para não dizeres que não foste, poderás entrar e pedir o café ao balcão porque primeiro, é mais barato; e segundo, a arquitectura interior é de se lhe passar a vista em cima, sobretudo pelos trabalhos em madeira.

Aqui também poderás encontrar os famosos pastéis de nata portugueses e algumas tapas para recuperar forças e aguentar a caminhada por Lisboa. E por que não uma foto com o Pessoa? Tem que ser com bom timing, uma vez que é uma recordação visual bastante cobiçada por turistas, e mesmo locais…!

Em geral, e seja por curiosidade, necessidade ou outro motivo qualquer, “A Brasileira” é um “deve ver” na maioria dos itinerários turísticos de Lisboa e um ponto com uma relevância da História do século XX português.

Foto por Luís Miguel Correia

Comentários

VER MAIS EXPERIÊNCIAS